sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Desenvolver a capacidade Equilibrio.

Toda esta dificuldade em trabalhar com a pressão e o turbilhão de sentimentos que envolvem a busca é um muro a ser transposto pela informação adquirida. É preciso ter espírito de busca, muita perseverança e, sobretudo, encarar as pressões como o impulso necessário para superar mais uma barreira rumo ao objetivo. Vejo em muitos este pensamento está cada vez mais sendo estimulado, sendo muitas vezes associado à inteligência emocional, pró-atividade e outros termos. O resultado disto é o crescimento da criatividade e da liberdade dentro do mundo, uma vez que o conteúdo de incentivo, benefícios e gratificações baseadas na situação específica do indivíduo ou do grupo de indivíduos estão cada vez mais sendo utilizados para aliviar a pressão que fazemos uns nos outros. Horários flexíveis e folgas adicionais são opções que estão sendo cada vez mais utilizadas por pessoas que tira um pouco de seu tempo para ter seu conteúdo visitado por nos e absolvido por pessoas mais modernas como você e eu. De certa forma, acredito que estão descobrindo agora que prestar atenção em gente é lucrativo!
Desenvolver a capacidade de equilibrar, ponderar as coisas e se guiar pelo caminho que leva aos resultados esperados vai demandar o aprimoramento dos sentidos, da observação do mundo que está em volta. O sentido da “estar atento e ser prestativo”. Desenvolvendo a atenção, será mais fácil identificar o estado emotivo de um superior quando ele lhe dá uma “chamada” por conta de um baixo desempenho da sua equipe ou então de um colaborador quando entrar na reunião que tratará desse baixo desempenho. Certamente com o tempo você se tornará um filtro inteligente de pressões. De toda a pressão que receber de seu superior, uma parte ficará com você, outra será passada de outra forma para a equipe ou um funcionário, e outra será passada integralmente, na mesma intensidade. Não há dúvidas que há momento para tudo, inclusive para apenas “repassar a pressão”, mas se isto se tornar uma característica a equipe poderá se tornar simplesmente apática, desenvolvendo apenas 10% do que realmente pode. Da mesma forma, tem horas que não se pode repassar a pressão, mas se novamente isto se transformar em uma característica, provavelmente se tornará um cavalinho em que todos sentam. Sem equilíbrio, você poderá estar jogando sua equipe, sua empresa, sua ONG, sua vida ou quem sabe seu casamento no lixo. É, repasse essa pressão de sua vida para o(a) parceiro(a) e entenderá o que estou dizendo.
E você, já experimentou isto? Pois então tente, estimule seu espírito de busca, aprimore o seu senso de observação e ação. Mas, nunca esqueça: busque o equilíbrio.
Tem duas frases que acredito serem muito pertinentes, e gostaria de finalizar este texto com elas:

 “O coração que deseja procurar o caminho certo encontra com satisfação.”
“Somos o que repetidamente fazemos.  A excelência não é um feito, mas sim um hábito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores